segunda-feira, 22 de março de 2010

Quem Aponta a Direção?

Seria possível um mundo pós-capitalista?

Com tudo dito na postagem anterior é difícil não pensar na inviabilidade da superação do capitalismo. Foi pensando na resposta que muitas vezes foi dada a essa pergunta, "O mundo é assim mesmo não vai mudar! Tudo isso é uma utopia!", que resolvi postar essa matéria.

A resposta que tenho para dar a essas pessoas que acreditam no inexorável destino da humanidade entregue ao modo de produção capitalista é que a mudança não é nenhuma novidade na história da humanidade. O mundo mudou muitas vezes, impérios praticamente indestrutíveis que duraram séculos, até milênios, sucumbiram e novas hegemonias emergiram por mais séculos.

O capitalismo é apenas uma criança se compararmos com os demais modos de produção que o antecederam, porém sua voraz capacidade destrutiva e inovadora tornam-no um caso a parte na sociedade. Em quase 300 anos de história o capitalismo destruiu ¼ das reservas naturais do planeta e relegou boa parte do globo a seu sistema desigual onde os 7 países mais ricos possuem a batuta que rege a economia mundial.

Hoje possuímos um conjunto de técnicas, nunca antes visto na história, que pode efetivamente acabar com fome e miséria no nosso planeta. Mas, por outro lado, o número de pessoas que não possuem os bens necessários para a vida aumenta a proporções alarmantes!

É mais do que possível mudar, é necessário! A roda da história não pára, o mundo irá continuar mudando, o que nós devemos nos questionar é com quem está as rédeas da mudança? Quem aponta a direção?
.
.
Ele

Nenhum comentário:

Postar um comentário