sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A Metáfora Steven Jobs

Uma vez li que quando usamos uma metáfora possibilitamos ao interlocutor uma maior possibilidade de compreensão, por outro lado perdemos, na mesma proporção, a capacidade de dar conta da complexidade dos fatos reais. Passado o embrolho inicial, a única coisa que me passou pela cabeça com a morte de Steven Jobs foi justamente uma metáfora.



Para mim Steven Jobs é uma grande metáfora para a sociedade capitalista, pois ao mesmo tempo em que é fantástica no que diz respeito a criar condições materiais para tornar mais fácil e prazerosa a nossa curta jornada pela vida a torna cada vez mais penosa para grande parte da humanidade.

Hoje, sem sombra de dúvidas, temos tecnologia suficiente para liberar nosso espírito ao tempo livre. Tempo para curtir filhos (não os 4 meses de licença maternidade e os 4 dias de paternidade), para estudar (não para nos qualificar, mas para nos satisfazer), para nos dedicar a quem amamos. Entretanto, o tempo a cada dia que passa parece estar se afunilando em um beco sem saída. Somos funcionários proativos, dedicados e comprometidos com a empresa, aceitamos como quem recebe um designo dos deuses, a pobreza, a miséria, a falta de tempo para aqueles que realmente merecem o nosso tempo, a troco de que? Do consumo delirante e terapêutico?

O Grande gênio da tecnologia (como é chamado) nos proporcionou engenhocas interessantes que efetivamente mudaram certos paradigmas (se antes não se levava problemas do trabalho para casa, hoje nós os carregamos no bolso). Maravilhas tecnológicas são produzidas por 25 mil chineses 24 horas por dia, que encontram como única forma de liberar a suas famílias da prisão aterrorizante da super exploração das fábricas o suicídio (http://macworldbrasil.uol.com.br/noticias/2010/06/11/apos-suicidios-fabrica-de-iphones-pode-fechar-as-portas-na-china/).

Stven Jobs não é um pobre gênio que teve suas invenções profanadas por meios exclusos de sua utilização. Seu primeiro e ultimo bilhão foram construídos por suor e inspiração de uma mente genial e, também, por suor e sangue dos trabalhadores do mundo inteiro.



Ele

Nenhum comentário:

Postar um comentário