domingo, 11 de julho de 2010

Criança, a Alma do Negócio

No dia 08/07, quinta-feira, uma fortíssima dor de cabeça e mal estar me impediram de ir trabalhar. Ainda indisposta, aproveitei para fazer algo que eu não fazia há muito tempo: assistir desenho animado pela manhã. Pois é, nada melhor que isso quando se está doente, lembra aqueles dias maravilhosos em que minha mãe me deixava matar aula pra ficar o dia inteiro sem fazer nada de útil. Bons tempos. Mas o que me chamou realmente a atenção não foram os desenhos que já não são mais aqueles da minha época e sim um intervalo comercial específico em que nada mais nada menos do que quatro chamadas do Mc Donald's foram exibidas entre um bloco e outro de um desenho. Quatro chamadas estimulando crianças a comerem gordura para em troca ganhar um brinquedinho, ou melhor, a comerem gordura várias vezes e colecionarem o tal brinquedo.


Já é do conhecimento de todos que a propaganda não perdoa ninguém, que a intenção é vender a qualquer custo e que comerciais direcionados a crianças só serão exibidos nos horários que elas costumam assistir televisão, mas não parece absurdo como uma covardia dessas é permitida? Nós adultos muitos vezes já não temos discernimento diante de propagandas, imaginem as crianças que ainda são imaturas demais pra elas e por isso mesmo, absorvem tudo e as reproduzem de uma forma incrível.

No último dia 29, saiu uma nova resolução da Anvisa que obriga o alerta a saúde na publicidade de alimentos pobres em nutrientes. A resolução, embora sinalize um avanço, deixou a desejar pois excluiu a parte do texto que defendia as crianças da publicidade abusiva de alimentos, como a proibição da venda casada de brindes e alimentos prejudiciais a saúde, caracterizada como uma prática cruel. Por tanto, ainda que diante de uma evolução, estamos muito longe de que a justiça seja feita com relação à saúde infantil. Leia a notícia sobre o assunto no Yahoo! Notícias.

Pra quem se interessar pelo assunto eu recomendo também um documentário muito interessante, o Criança, a Alma do Negócio, que mostra o quanto, atualmente, a publicidade influencia a vida de crianças e adolescentes e o quanto a infância é cada vez mais encurtada no intuito de que os pequenos sejam transformados em consumidores o mais cedo possível. O filme é inacreditável , tem só 50 minutinhos e carrega super rápido, é só clicar AQUI e assistir. Muito útil para quem quiser refletir sobre o por quê nós permitimos que uma coisa dessas aconteça e por que não há uma luta maior para acabar com essa covardia que em prol única e exclusivamente do lucro, não respeita nem a saúde, nem a infância.


Ela

Nenhum comentário:

Postar um comentário